Instruções de preparo
Preparo CATEP:
Bebida alcoólica: A abstinência é desejável nos 5 dias que antecedem o teste.
Dieta: Não é recomendado ingerir durante 5 dias antes da coleta os seguintes alimentos: banana, laranja, abacaxi, queijo, café, chá, chocolate, caramelos, marmeladas, doces, sorvetes, nozes e bebidas alcoólicas. Não fumar nas 4 horas que antecederem a coleta.
Medicação: A critério médico, suspender por 7 dias antes da coleta os medicamentos: alfa-metil-dopa, antidepressivos tricíclicos, betabloqueadores, bloqueadores de canal de cálcio, bromocriptina, broncodilatadores, clonidina, clorpromazina, descongestionantes nasais, fenotiazina, haloperidol, inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina), inibidores da MAO (Monoamina oxidase), levodopa, moderadores de apetite, prazosina, quinidina, reserpina, teofilina, tetraciclina, vasodilatadores.
Instruções de coleta
Coleta exame CATEP:
Para reduzir o efeito do estresse da punção venosa, deixar o paciente, com a veia cateterizada, em repouso, deitado, durante 20 a 30 minutos. A coleta dever ser realizada com o paciente na posição supina.
O plasma pode ser coletado em tubo com EDTA ou heparina. Centrifugar o sangue preferencialmente em centrífuga refrigerada até, no máximo, 30 minutos após a coleta. Separar o plasma e congelar imediatamente.
Coletas realizadas com os pacientes na posição sentada podem dobrar os limites de normalidade das catecolaminas. A concentração de dopamina não é afetada pela posição do paciente na hora da coleta.
Instruções de distribuição
Transportar congelado.
Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 2 horas a temperatura ambiente, até 6 horas refrigerada de 2 a 8 °C ou por até 30 dias congelada.
Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
Instruções adicionais
Data de revisão: 31/10/2023.