O processo alérgico geralmente ocorre por uma resposta exagerada do sistema imune a determinadas substâncias, que podem ser alimentos, medicamentos, venenos de alguns insetos etc. Algumas delas podem ser de causa genética, outras não há uma explicação do porquê. Em algum momento da vida, o organismo identifica determinada substância como estranha e começa a desenvolver anticorpos, desencadeando uma série de reações na resposta alérgica.
as reações alérgicas podem envolver qualquer parte do corpo, mas são mais prevalentes nas vias respiratórias: sinusites e asma. Podem acometer pele também: dermatites atópicas, dermatites de contato e raramente podem ser graves, chamadas de reações anafiláticas.
Entre as alergias mais peculiares podemos citar urticária (manchas na pele vermelhas e elevadas que coçam muito) e alergia ao frio.
A presença de IgE detectável não indica, necessariamente, doença alérgica, tampouco a sua ausência a exclui. Não há como interpretar a dosagem de IgE específica dissociada da anamnese e de outros exames complementares.
PAINEL :
FP2 - ALIMENTOS: Bacalhau, Camarão, Mexilhão azul, Atum, Salmão
FP7 - ALIMENTOS: Clara de ovo, Leite, Trigo, Arroz, Amendoim, Soja
FP73 - ALIMENTOS: Carne de porco, Carne de boi, Carne de frango, Carne de cordeiro
HP1 - POEIRA: Pó caseiro - Greer, Ácaros - D. pteronyssinus, Ácaros - D. farinae, Insetos - Barata
IP6 - INALANTES: Grama tipo timóteo, Cladosporium herbarum, Alternaria tenuis, Vidoeiro, Artemisia
MP1 - FUNGOS/LEVEDURAS: P. notatum, Clasdosporium herbarum, A. fumigatus, C. Albicans, A. tenuis
EP1 - ANIMAIS: Epitélio de gato, Caspa de cavalo, Caspa de boi, Caspa de cachorro.