A histopatologia tem a finalidade de analisar tecidos, órgãos e estruturas para a investigação de infecções, doenças inflamatórias e principalmente, neoplasias, onde é possível:
- Realizar a diferenciação da neoplasia
- Estabelecer o grau histológico de malignidade
- Avaliar a extensão da lesão, comprometimento de linfonodos, metástase, tamanho e infiltração em outros tecidos;
- Determinar, em casos específicos, com auxílio de técnicas complementares, a predição de resposta terapêutica á drogas específicas.
Esta análise é feita a partir da secção do tecido em finas camadas, técnicas histoquímicas (colorações) e posterior visualização em microscópio óptico
Assim como em diversas áreas da medicina, a anatomia patológica vem tendo um enorme avanço em conhecimento, principalmente, na genômica do câncer, classificações e subclassificações, imuno-histoquímica e direcionamento terapêutico. Uma especialidade tão ampla e, ao mesmo tempo, tão profunda devido aos conhecimentos específicos de cada sistema ou tipo oncológico, faz com que seja necessária a subespecialização das equipes de patologistas.
Biópsias são pequenos fragmentos representativos de um órgão, lesão ou região anatômica, não é possível a avaliação de margens cirúrgicas.
Neste código são aceitas biópsias gerais que não se enquadram nos demais códigos.
Para materiais enviados em frascos separados, deve ser cadastrado um código para cada frasco, respeitando a ordem da descrição de acordo com o documento médico. Para amostras subsequentes utilizar os mnemônicos: BIOP2, BIOP3, BIOP4... BIO10...
Atenção: se descrito nos pedidos médicos os termos: Ectomia, excisão/excisional, ablação, ressecção, amputações, retalho, fuso ou segmento, enquadrar nas nos códigos referentes a peças (pesquisar exame PECG)
Amostras de pele, independentemente do tamanho e forma de coleta, devem ser cadastrados no código BPELE.